domingo, 25 de setembro de 2011

LEITURA

Seminário Potiguar Prazer em Ler – 5ª edição
O Seminário Potiguar Prazer em Ler, 5ª edição,  transforma Natal na capital  nacional da leitura nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro de Referência em  Aluízio Alves (CEMURE). Cerca de 600 educadores participarão de palestras e mesas redondas discutindo questões referentes à leitura e a escrita.
A palestra de abertura, cujo tema é “Acesso à cultura escrita, um direito!”, será proferida pela bibliotecária colombiana Silvia Castrillón. Em seguida, será a vez do escritor Affonso Romano de Santana com a palestra “Ler o mundo” que também é o título do seu último livro.
“O acesso à cultura escrita por meio da leitura literária”, será o tema da mesa redonda do primeiro dia do encontro, com as participações potiguares da professora Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, professora e escritora Salizete Freire e do professor Adriano Lopes Gomes.
No segundo dia, pela manhã,  Edson Gabriel Garcia falará sobre “Ler e escrever:duas paixões de uma vida”. Simone Bueno Borges da Silva fará a palestra “A formação do leitor na escola”. No período da tarde, a mesa redonda “É assim que promovemos a leitura na escola”, com representantes de escolas públicas e privadas  do Rio Grande do Norte. O final da programação será com a palestra “Leitura: unindo os prazeres da literatura com a criticidade da cidadania”, ministrada pelo professor doutor  Ezequiel Theodoro da Silva, de Campinas/SP.
O encontro terá ainda o lançamento do folheto de cordel “Rio Grande do Norte de Leitores”, pela professora Sírlia Lima e momentos literários realizados por crianças, adolescentes, jovens e professores mediadores de leitura.
O Seminário é uma realização do IDE em parceria com o Instituto C&A e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Secretaria Municipal de Educação de Natal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte – UNDIME/RN.

Fonte:escolasleitoras.org.br. 24/09/2011. (Acesso: 22h35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário