sexta-feira, 2 de setembro de 2011

UFRN - DERRUBANDO PRECONCEITOS

Livro tenta facilitar a complexidade da Química em linguagem de cordel

Foto:www.sempretops.com/cultura/literatura-de-cordel/
 Foi lançado nesta sexta-feira, 2, na livraria da Cooperativa Cultural do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o livro “A Química nossa de cada dia: Uma abordagem em cordel”. A obra tem o intuito de trazer para a comunidade acadêmica e toda sociedade o conhecimento de uma ciência que é tão presente no dia-a-dia.

Para esse entendimento acontecer, a linguagem usada foi a mais usual possível. A rima do cordel, com um vocabulário que se aproxima do popular, possibilita a compreensão dos fenômenos químicos que são presentes na vida das pessoas.

“Esse livro serve como um alento para todos os envolvidos. A ciência ganha em divulgação e os que tiverem contato com ele poderão entender melhor o que acontece nos meandros desse ramo”, disse a reitora Ângela Paiva Cruz.

A reitora disse ainda que essa uma oportunidade também de a UFRN ultrapassar os seus muros. “A pesquisa científica não pode ficar somente presa ao laboratório. A popularização da ciência é uma das funções que a instituição tem”, afirmou.

Um dos autores do livro, o professor Paulo Roberto Paiva, mostra que uma das intenções da obra é desmitificar a Química como uma ciência difícil de compreender. “Temos que acabar com isso. A Química está no cotidiano de todos nós, não há possibilidade de não existir Química”.

Além de Paulo Roberto Paiva, também são autores do livro os docentes Luiz Seixas das Neves e Maria de Fátima Vitória, todos professores de Química.


Nenhum comentário:

Postar um comentário