terça-feira, 29 de outubro de 2013

"Ação Geraldo Melo"
Atenção companheiras e companheiros trabalhadores em educação da rede pública estadual! 
Pedimos o comparecimento de tantos quanto esta notícia lerem que estamos solicitando, mais uma vez, a documentação para a "Ação Geraldo Melo". Compareçam à sede do Sinte-RN/Regional de Macau, na Rua Tenente Victor, para maiores informações. Gratos, Coordenação Regional de Macau.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Macau: concurso público 2013

MACAU: LUTA DOS PROFESSORES ARRANCA O CONCURSO PÚBLICO
"A baixeza mais vergonhosa é a adulação" Francis Bacon

A educação de Macau não evoluiu”. A afirmação dolorosa não veio das hostes da oposição aos gestores de Macau nos últimos 15 anos. É o lamentável reconhecimento público por parte do gestor público do abandono da educação macauense.
A frase foi proferida numa entrevista dada a um jornal macauense pelo atual secretário da Educação, reconhecendo o fracasso da política pública gestada nos últimos dez anos em Macau.
Modificar este quadro vergonhoso é tarefa de todos os segmentos da nossa comunidade.

Nessa caminhada, os professores da rede pública municipal de Macau tem se destacado nos últimos dez anos de luta pela transformação que a nossa comunidade espera.
Através da sua representação sindical, o Sinte-RN/Regional de Macau, os professores macauenses despontam como o segmento que vem reivindicando, denunciando, e propondo as mudanças para que o quadro sintetizado na frase do secretário.
Reuniões, assembleias, atos públicos, caminhadas, paradas semanais, ocupação da secretaria da educação e da prefeitura, audiências com os gestores, audiências com o Ministério Público, acordos, e greves tem se constituídos em instrumentos nessa luta dos professores macauenses para que a educação de Macau transforme-se, e para que os direitos dos profissionais da educação sejam respeitados. Para que aconteça a valorização que ainda não veio.
Nessa luta, dois pontos se destacam. O primeiro é a questão de um Plano Municipal de Educação para o município. Em decorrência, a aprovação de um plano seria um primeiro passo para uma política pública para o resgate da educação macauense dessa última década de atraso. Na esteira do plano, a realização de um concurso público para preenchimento de cargos no setor seria o início desse resgate.
O último concurso foi realizado há doze anos. De lá pra cá, a prática dos gestores é a famigerada contratação temporária (que não respeita sequer os direitos dos trabalhadores contratados) de professores, utilizada com interesses outros que não coadunam com os princípios constitucionais.
A realização do concurso público tem sido um dos pontos principais em todas as reivindicações da categoria. A despeito das promessas dos gestores que não o realizaram, os professores tem levado a questão para o debate e cobrado do Ministério Público e do executivo municipal o cumprimento da lei.
Em reunião realizada na quarta 23 de outubro de 2013, a convite do Promotor de Justiça de Macau, professores e gestores discutiram o atraso no processo burocrático para a realização do concurso. Após manifestações e cobranças, um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado entre o MP e a prefeitura de Macau, comprometendo-se o prefeito a lançar nesta sexta-feira 25 de outubro o edital que dará início à abertura do processo para a realização do concurso.
É um primeiro passo para coroar a luta constante do Sinte-RN/Regional de Macau com o objetivo de valorizar a categoria e moralizar o serviço público. É o resultado da luta organizada, da pressão, das denúncias, e da busca de uma política que tire das mãos de vereadores e cabos eleitorais a indicação do professor. 
A luta dos professores sempre valerá a pena. O concurso público é fruto inequívoco dessa  luta. Os professores de Macau, mais uma vez, mostram o compromisso da categoria coma comunidade. Sem esta luta o concurso jamais seria realizado.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Macau, MP e Educação

MACAU: MINISTÉRIO PÚBLICO REÚNE PROFESSORES E PREFEITURA PARA DISCUTIR O TAC
O Sinte-RN/Regional de Macau, representado pelos coordenadores Araújo Neto e Manoel Nazareno, atendendo a um convite do Promotor de Justiça, Dr. Eugenio Carvalho Ribeiro, participou na manhã desta quarta 23 de uma reunião, juntamente com o prefeito Kerginaldo Pinto e o secretário da Educação Rodrigo Aladim, para discutir o último Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o MPe a prefeitura de Macau em julho passado. Participaram, também, as professoras Elza Araújo, Conceição Rocha e Lucilene Queiroz. Foram discutidas as questões do pagamento do mês de setembro que foi suspenso para alguns trabalhadores da educação, assim como da questão da mudança de nível e, por último, o concurso público. Da pauta discutida, ficou o compromisso do chefe do executivo de pagar o mês de setembro na mesma data que será feito o pagamento de outubro. A mudança de nível, para os professores que estão ingressando agora com o requerimento, se dará num prazo – a pedido da secretaria -  máximo de 30 dias contados a partir da solicitação feita. Na ocasião, o prefeito também, após solicitar, anteriormente, um adiamento do prazo de 60 dias para o lançamento do edital do concurso, comprometeu-se a lançar na próxima sexta-feira 25 de outubro o Edital que dará início ao processo para a realização do concurso público.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Professor, comemorar o quê?

DIA DO PROFESSOR - NADA A COMEMORAR
Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho – Paulo Freire”

O professor de Macau recebe notícias neste 15 de outubro, dos quatro cantos do país dando conta de frases de efeito, de poemas, de citações de grandes mestres com as costumeiras felicitações...E de vergonha.

As felicitações pregam a esperança (uma esperança, porém, que esconde a face vergonhosa da acomodação, e do imobilismo e da desvalorização)...

Dos quatro cantos do país chegam notícias assustadoras...

O poder, constituído pelo povo, o Estado, na sua bestialidade, utiliza-se do seu braço armado para literalmente, à força de cassetetes, gás de pimenta e ferozes cães botar por terra todas as felicitações que as notícias eventuais trazem... E, nos quatro contas do país o profissional da educação, o Professor, se vê diante do imponderável: um cassetete quebrado, um policial militar fardado e a rede social escancarando a ignomínia...

As notícias da Terra de Hianto de Almeida, de Edinor Avelino, do incansável Benito Barros, de Gabi e de tantos outros mestres não são diferentes há muito tempo...

O professor de Macau, neste dia 15 de outubro não se atreve a dizer que é um dia de comemoração.

Macau e os seus gestores desrespeitam os seus educadores! E assim desrespeitam a sociedade. Desrespeitam a Lei do Magistério municipal, desrespeitam a Lei do Piso Salarial Nacional. Desrespeitam assim os compromissos e as promessas, desrespeitam a decência que deveria existir nas relações sociais entre a comunidade e a categoria mais importante para o seu desenvolvimento. Neste dia, em que nos felicitam como mestres, como pessoas importantes etc. e tal, Macau nos envergonha!

Os professores da rede estadual não sabem o que é valorização. A governadora do estado impôs uma agenda negativa para a Educação do Rio Grande do Norte desde o seu primeiro ato.

Em Macau, cerca de 80 professores, na cidade cuja administração tem como lema o “compromisso com o futuro”, teve os seus pagamentos suspensos sem nenhuma justificativa da secretaria da Educação nem do prefeito...

O professor macauense desdobra-se para cumprir sua missão de educar em meio a esse emaranhado de injustiça e descaso. Diante desta vergonha, diante da desvalorização, nos resta a consciência de que não é somente o ato de Educar, de ensinar, que nos liga à eternidade. A nossa existência como profissional da Educação é um ato de resistência e de luta! E resta a nossa dignidade!

Dignidade para nos alimentar na luta pela nossa valorização!

Adiante, professores e professoras macauenses! 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Macau: prefeito suspende pagamento de professores

INDIGNAÇÃO
Com quem é o compromisso?
O desastre foi anunciado tão logo o ex-prefeito Flávio Veras anunciou que um dos gerentes de uma das suas lojas seria o candidato a prefeito. As previsões se confirmaram. O depoimento da professora Elza Maria Oliveira de Matos Araújo, Elzinha, como é conhecida por toda a comunidade macauense, é uma atestado cabal do desastre administrativo do prefeito Kerginaldo Pinto (PMDB)

"Meu nome é Elza, mais conhecida como Elzinha professora, trabalho atualmente na Biblioteca da escola Municipal Edinor Avelino, no turno vespertino.
Sou professora de Língua Portuguesa, no município, desde o 1º concurso público, isto é, há 15 anos. Porém, por motivo de problemas de saúde tive que ser afastada da sala de aula e há alguns anos fui readaptada em outra função por ordem médica.
Então, ocorreu que no mês de setembro eu estava em Natal, acompanhando minha filha que precisou ser cirurgiada de urgência de parto prematuro, quando recebi uma ligação da secretaria de Educação comunicando que ia haver uma reunião para os professores readaptados e eu estava sendo convocada. Avisei que não teria condições de participar pois estava no hospital com minha filha cirurgiada e disse que quando voltasse entregaria o atestado médico.
Então, dia 11 de setembro, vim a Macau, deixei a cópia do atestado na secretaria de Educação, expliquei minha situação e solicitei o requerimento para licença para tratamento de saúde familiar, a qual tenho direito, e precisava para dar entrada na Previdência municipal.
Infelizmente, quase não consigo pois o senhor Clóvis disse que eu fosse pedir a Gilson, Diretor, um ofício me encaminhando para solicitar a licença. Liguei para Gilson e ele falou que não ia fazer o ofício porque não precisava, mas o senhor Clóvis continuava insistindo. Depois falou: “É, já que ele não quer fazer, vou fazer por conta própria e se voltar não tenho culpa”.
E apesar do obstáculo colocado pelo senhor Clóvis, consegui a minha licença. Até aí, tudo bem.
Só que no dia 28 de setembro fui à Caixa Econômica receber o meu salário e não tinha sido depositado, e o pior é que até hoje não recebi nem sei quando vou receber.
Então fui procurar saber o motivo pelo qual não recebi o meu pagamento de setembro e o senhor Clóvis simplesmente falou que foi porque eu não compareci ao exame médico para os readaptados.
Quero, com este esclarecimento, tornar pública a minha indignação diante da atitude irresponsável e desrespeitosa que o prefeito Kerginaldo Pinto tomou de sustar o pagamento dos salários de vários professores injustamente, como é o meu caso, que estou de licença médica, quer dizer, amparada legalmente e mesmo assim fui penalizada.
Vejam a que ponto chegou o prefeito: perseguir e punir os professores readaptados sem justa causa e sim por maldade mesmo.
Agora eu pergunto: quem vai arcar com nossos prejuízos, causados pela atitude desumana desse prefeito?
Quem vai pagar nossas dívidas de aluguel, energia, água, alimentação etc.?
Prefeito, isso é caso de Justiça por questões de sobrevivência mesmo. Ou o senhor não sabe?
Nós estamos passando por constrangimentos, prejuízos financeiros, danos morais e pressão psicológica.

Queremos nossos salários já!"